Charles Starkweather e Caril Fugate

Data de nascimento/morte: 1938/1959 e 1943/continua viva, respectivamente.

Origem: Estados Unidos da América

Profissão: Carpinteiro, empregado num armazém de jornais da Western Union e recolhedor do lixo; Não se tem conhecimento acerca da profissão de Caril Fugate.

Problemas na infância: Desconhece-se quaisquer problemas de infância, em ambiente familiar, dos dois indivíduos em questão. Starkweather, inclusivamente, admitiu não ter quaisquer memórias nefastas em relação à sua vida, enquanto criança, no seio familiar. A sua família tinha poucas posses, mas era vista por todos como respeitável e respeitadora.
          Não obstante, fora do seio familiar, a vida de Starkweather, enquanto criança, foi bastante mais tartárea e infausta.
          Starkweather nasceu com um defeito ao nível da formação das suas pernas, bem como com um defeito ao nível da fala. Além destes danosos apanágios, o indivíduo em questão era conhecido por ser alguém com um certo atraso ao nível da aprendizagem.
          A reunião de todas estas características num único jugo resultou na sua discriminação e zombaria por parte dos seus colegas, sendo que Starkweather foi vítima de bullying.
          Em relação à amante, companheira e cúmplice de Charles Starkweather, Caril Fugate, sabe-se unicamente que esta vivia com a sua mãe, padrasto e meia-irmã, até conhecer o seu conivente.

Número de vítimas: 11 mortes acusadas/confirmadas

Razões/modo de actuar: Charles Starkweather poderá ter sido fortemente influenciado pela raiva que sentia em relação aos seus colegas que o maltratavam. No seguimento disso, Starkweather empenhou-se em actividades físicas de forma a tornar-se mais forte, com o fito de poder intimidar os demais. Por conseguinte, este indivíduo passou de vítima a agressor/desestabilizador e a sua violência e agressividade para com os seus semelhantes foi crescendo cada vez mais.
          Quando Starkweather e Fugate se conhecem, já Charles trabalhava no armazém de jornais da Western Union, os dois iniciaram uma relação amorosa que levou à expulsão de Charles de sua casa por parte do seu pai, devido ao facto de os dois serial killers em questão terem danificado o carro do pai de Charles. Este facto poderá ter sido mais um factor que agravou a agressividade de Charles que, quando começou a trabalhar como recolhedor do lixo, adoptou uma filosofia de vida sui generis, a qual sugeria que Charles Starkweather estaria acima da lei, bem como das pessoas em geral.
          Movido pela sua filosofia de vida, Starkweather cometeu o seu primeiro homicídio quando pretendia comprar um cão de pelúcia à sua namorada, Fugate, e o vendedor da estação de serviço – a vítima em questão – recusou que Charles pagasse o tal objecto a crédito. O serial killer matou a vítima depois de a conduzir até a uma área isolada de Lincoln, ameaçando-a com uma shotgun, a arma do crime, que disparou, atingindo os joelhos e a cabeça do homem.
          Quanto a Fugate, esta inicia-se no mundo do crime quando toma conhecimento de que o seu namorado, Charles Starkweather, assassinara os pais e a pequena irmã da jovem com a sua shotgun. Os dois decidem esconder os corpos das vítimas nas traseiras da casa de Fugate e colocam um aviso na porta principal, o qual alertava as pessoas para que se mantivessem longe da casa, alegando que a família em questão estava com gripe. Isto alertou a população.
          A partir daí os dois iniciaram-se no mundo dos crimes hediondos de mãos dadas.

Julgamento: Os dois foram apanhados em Douglas, Wyoming, quando assaltavam um carro, tendo morto o condutor, e foram encontrados por um Xerife que, ao disparar contra o carro, fez Starkweather render-se.
          Fugate alegou que nada teve a ver com os crimes e que Starkweather a tinha como refém, ameaçando a vida dos seus pais, cuja morte Fugate disse desconhecer.
          Starkweather corroborou a versão dos factos de Fugate, ao início, mas mudou as suas declarações, acusando-a de ter participado activa e deliberadamente nos crimes de que foram acusados.
          Charles Starkweather foi condenado à pena de morte, na cadeira eléctrica. Já Fugate foi também condenada, mas com uma pena ligeiramente mais leve: prisão perpétua, com a possibiliadade de ser libertada após 20 anos cumpridos.

Curiosidades: Fugate ainda hoje é viva, mas não mais casou e recusa-se a falar do seu passado com Charles.
          Charles Starkweather tinha uma fixação pelo conhecido actor e sex symbol, James Dean, sentindo empatia pela sua rebeldia. Charles sentiu ainda fortes complexos de inferioridade que prostraram os seus valores morais.