Erzsébet Báthory

Data de nascimento/morte: 1560/1614

Origem: Hungria

Profissão: Condessa

Problemas de Infância: Existem registos de doenças repentinas, ataques de raiva e comportamentos incontroláveis.

Número de vítimas: 650 vítimas de acordo documentos pessoais encontrados.

Razões/Modos de actuar: A condessa Báthory casou aos 11 anos com Ferenc Nadasdy, tendo ido viver para o seu castelo. O seu marido ausentava-se muitas vezes devido às guerras e, por isso, ao longo dos anos, Erzsébet começou a ganhar importância nos deveres da sua habitação tratando os criados de forma bárbara. A condessa não tinha qualquer respeito pelos seus criados, arranjando qualquer desculpa para infligir sobre eles a sua ira. Várias lendas se contam acerca de Báthory. Muitas associam-na a actos vampíricos, sendo que uma delas se refere aos vários crimes contra as suas criadas.
          O seu marido acabou por morrer em 1604. Erzsébet arranjou então uma companheira (não se sabe muito acerca desta). Pensa-se que mantinham uma relação homossexual.
          Com o avançar da idade, Bathory começou a preocupar-se com o manter da sua beleza. Diz a história que um dia, ao magoar uma criada, constatou que o sangue desta lhe tornava a pele mais jovem. A partir daí teria começado a recrutar virgens nas aldeias para trabalharem no castelo, acabando por matá-las para se banhar no sangue delas. Sendo esta uma verdade ou não, as práticas sádicas foram reais, havendo documentos que provam que Báthory castigava as suas criadas de várias maneiras, desde serem obrigadas a andar nuas na neve, levando com baldes de água no processo ou mesmo ao espetar de agulhas em determinadas zonas do corpo, muitos destes métodos causavam a morte às suas vítimas. Quanto aos banhos de sangue, muitos documentos indicam que essas práticas seriam reais.
          Todavia, depois de constatar que as aldeias vizinhas já não tinham mulheres disponíveis para trabalharem no castelo, virou a sua intenção para as filhas dos nobres, o seu grande erro… Diz-se que terá sido outra das suas amantes que sugeriu este cenário.

Julgamento: Os seus crimes contra as famílias nobres acabaram por não passar impunes, sendo que Báthory, embora condessa, foi julgada e presa. De início, o grande interesse dos nobres seria ficar com a sua fortuna, pois o seu falecido marido tinha uma dívida enorme a pagar. Com o desenvolvimento do caso, Báthory foi condenada à morte mas, devido ao seu estatuto reduziram-lhe a pena para prisão. Os seus cúmplices foram todos executados. Erzsébet foi presa numa sala do seu próprio palácio. Esta sala tinha apenas um ou dois metros cúbicos, não tinha janelas e continha apenas uma abertura por onde passava ar e comida. Morreu em 1614, depois de 3 anos naquela sala. Diz-se, provavelmente para alimentar a lenda vampírica, que Báthory morreu bela, apesar dos 3 anos como cativa.

Curiosidades: Diz-se que Báthory foi a principal inspiradora de Bram Stocker para escrever Drácula. No entanto, não existem certezas acerca disto.
          Báthory é considerada a versão feminina de Gilles de Rais.
          É considerada a primeira psicopata da era moderna.