Hannibal Lecter

Título do filme/série de televisão: The Silence of the Lambs, Hannibal, Red Dragon, Hannibal Rising.

Sinopse do produto de ficção: A série de filmes do Dr. Hannibal Lecter centra-se à volta da personagem com o mesmo nome. Lecter é um psiquiatra brilhante mas com um gosto especial pelo canibalismo. A serie de Hannibal começou primeiro no mundo literário pela mão de Thomas Harris acabando por chegar ao grande ecrã contando já com cinco filmes (não esquecendo Manhunter). A personagem já foi interpretada por Anthony Hopkins, Brian Cox e Gaspard Ulliel.

História do psicopata: Hannibal Lecter tem uma história marcada pelo trauma de infância; os seus pais foram mortos durante a segunda guerra mundial e a sua irmã foi morta por um grupo de desertores do exército nazi tendo mais tarde servido de refeição a estes.
          Lecter consegue fugir destes desertores mas estes deixam uma marca psicológica na personagem.
          Entre 1970 a 1975 adquire o título de Doutor de Psiquiatria. Trabalha como especialista em psiquiatria nos tribunais de Maryland e Virgínia. A primeira vítima de Lecter é Mason Verger, personagem de tendências homossexuais, membro da sua lista de pacientes influentes, que adquire certa amizade com Dr. Lecter. No entanto, Verger sobrevive. Mais tarde torna-se amigo de um agente da polícia, William Graham que se converterá na última vitima a sobreviver a este psicopata.
          Este polícia sobrevivente compromete Lecter que é preso e acusado da morte de 9 vítimas. É condenado a nove prisões perpétuas.
          No seu período de prisão é contactado duas vezes para ajudar as autoridades a desvendar dois casos, um envolvendo um criminoso apelidado de Dragão Vermelho e outro envolvendo Buffalo Bill.
          Nesta ultima etapa envolvendo o caso de Buffalo Bill, Lecter conhece a estudante da academia do FBI, Clarice Starling que terá importância no resto da história conhecida de Lecter. Nesta etapa Lecter consegue fugir à polícia.
          Dez anos depois Lecter continua a ser procurado pelo FBI e também por uma das suas vítimas sobreviventes, Manson Verger, que quer matar o canibal.
          Entertanto, Clarice continua a receber cartas de Lecter com pequenas pistas quanto ao seu paradeiro. No fim desta etapa Lecter consegue fugir tanto do FBI como de Verger sendo ajudado involuntariamente pela agente Clarice.

Razões e modos de actuar: Hannibal parece ter um efeito de controlo sobre as vítimas usando jogos mentais para fazer com que estas façam tudo o que ele quiser, no entanto também é capaz de matar com bastante violência. Pratica canibalismo com os corpos das suas vítimas. A sua infância traumática terá levado a este comportamento.

Curiosidades: Não existe um modelo de psicopata específico para Hannibal mas pensa-se que existam muitos modelos de inspiração como Jeffrey Dahmer. Nos outros psicopatas da mesma serie podemos destacar Buffalo Bill, que parece inspirado em Ed Gein.