The Joker

Título do filme/série de televisão: Batman (1989), Batman (Série Animada), The Dark Knight

Sinopse do produto de ficção: The Joker aparece pela primeira vez no primeiro volume da Banda Desenhada Batman em 1940 pela DC comics. Desde aí tem sido personagem recorrente.

História do psicopata: É difícil encontrar a verdadeira história de The Joker uma vez que em cada nova geração ou adaptação a sua história muda. Nenhuma back-story foi confirmada, na série de BD The Killing Joke, The Joker afirma: “Ás vezes lembro-me de uma maneira, outras vezes de outra… se vou ter um passado prefiro ter múltiplas escolhas”. Este modo de pensar foi suportado com outros volumes como a série de Arkham Asylum: A Serious House on Serious Earth em que se afirma que The Joker não é de forma alguma um doente mental sofre sim de uma “super sanidade” que lhe permite recriar-se todos os dias para combater o caos da vida moderna. A versão mais recorrente da criação de The Joker diz-nos que este caiu numa substância química enquanto lutava com Batman. Esta teoria foi suportada com o filme de 1989, mas em 2008 foi refutada pelo último filme, uma vez que The Joker aparece sem qualquer back story, o que permitiu relançar o mistério acerca deste personagem. Sabe-se que tem um gosto pelo anarquismo, pela piada sádica pelo seu riso, e pensa que todos os homens têm um preço… até os super heróis. No último filme ele tenta transformar Batman num vilão, mas acaba por não conseguir.

Razões/modo de actuar: O modo de actuar muda conforme a história, mas o seu arsenal, embora letal, parece de algum modo cómico.

Curiosidades: The Joker já foi retratado de diferentes maneiras sendo que já passou por robô e mutante. É considerado um dos maiores vilões de todos os tempos.
          César Romero, Jack Nicholson e Heath Ledger foram os actores que deram vida a The Joker.