Alexander Pichushkin

Data de nascimento/morte: 1974/continua vivo

Origem: URSS/Rússia

Profissão: Ex-funcionário de supermercado.

Problemas na infância: Não há registo. O seu primeiro crime foi cometido, ao que se sabe, somente aquando da idade de 18 anos.


Número de vítimas: 48 acusadas/63 confirmadas (pelo próprio)

Razões/Modo de actuar: Alexander tinha o anelo de matar tantas pessoas quanto a quantidade de “casas” de um jogo de xadrez. Ao que se diz, este indivíduo “competiu” macabramente com o maior serial killer da Rússia, Andrei Chikatilo, condenado em 1992 que assassinara cerca de 52 mulheres e crianças.
          Depois de ter sido detido, em 2007, soube-se que mesmo que Alexander atingisse o seu objectivo de matar 64 pessoas (o mesmo número de casas de um tabuleiro de xadrez), este indivíduo não iria parar de actuar e de manchar de sangue a sociedade.
          Os principais alvos de Pichushkin eram sem-abrigo, apesar de também ter atacado mulheres de todas as idades. Ludibriava-os, oferecendo-lhes uma garrafa de Vodka, e atacava-os por trás com um martelo, evitando que se sujasse de sangue. De seguida, para garantir que as presas estariam mesmo mortas, este indivíduo “encaixava-lhes” no crânio as garrafas de Vodka.

Julgamento: Condenado a prisão perpétua, sendo os primeiros 15 anos passados na solitária.

Curiosidades: Alexander confessou que, quando se encontrava a matar as vítimas, se sentia como um Deus, tendo nas suas mãos a vida dos indivíduos, podendo decidir da vida ou morte deles.
          Durante o Julgamento, Alexander Pichushkin encontrou-se aprisionado numa jaula de vidro, de modo a garantir-se a segurança de todos.