Carmen

Título do filme/série de televisão: 37

Sinopse do produto de ficção: Helena, neuropsiquiatra, regressa a Portugal depois de se ter especializado em casos de crianças autistas nos EUA.
          Por coincidência, a par do regresso da mulher a Portugal, inicia-se uma onda de crimes hediondos e bárbaros no Pólo de Investigação de crianças autistas na Universidade onde a mulher se encontra a exercer a sua actividade.
          São 3 as mulheres assassinadas. Todos os crimes estão ligados à área do autismo e todos eles denotam o mesmo modus operandi. A polícia rapidamente conclui que este caso sui generis está ligado a alguém de cariz psicopata. Muitos são os suspeitos e as desconfianças ao longo de toda a trama que contribuem para que se gere um poderoso clima de tensão.
          Helena acaba por se envolver com o polícia que se encontra a investigar o caso de psicopatia. Isto aliado à vinda da irmã da protagonista para sua casa, a par de outras tramas, complica a vida da mulher.
          Com o adensar do enredo, acaba-se por descobrir que uma das crianças autistas assistiu aos assassinatos das mulheres em questão, sendo ela a chave capaz de destrancar o segredo macabro que a Universidade mantém prisioneiro.

História do psicopata: Carmen é a directora da Universidade onde Helena trabalha no Pólo de Investigação de crianças autistas. Esta mulher esconde uma obsessão pelo sexo feminino, tendo sentido grande atracção pelas mulheres que trabalhavam no P.I, inclusive por Helena.
          Esta mulher, à vista de um olhar inocente, aparenta ser bastante afável e generosa. No entanto, com o passar dos tempos, a mulher em questão acaba por perseguir indiscretamente as suas vítimas, tentando seduzi-las com as suas conversas inteligentes e manipuladoras.
          Uma vez que as vítimas não se deixaram seduzir por ela, Carmen acabou por matá-las barbaramente.
          Durante a história, no decorrer da perseguição de Carmen concernente às suas vítimas, a psicopata e serial killer convida-as sempre para jantar, transparecendo um ar de quem está sozinha na vida.

Razões/modo de actuar: Depois de recusarem ininterruptamente os convites de Carmen para jantar, as mulheres em questão são mortas dentro da Universidade com um fio de nylon, sendo que a psicopata as ataca por trás, colocando o fio à volta do pescoço das vítimas, estrangulando-as. Em seguida, despe-as e coloca-as no exterior da Universidade com uma capa estudantil a cobrir-lhes os corpos.
          As capas estudantis sobre os corpos das vítimas simbolizam uma hierarquia. As vítimas são tidas pela psicopata como sendo inferiores a ela, que é a directora da Universidade, sendo que as mulheres em questão, que trabalhavam no P.I, lhe devem obediência.

Curiosidades: No P.I, Lucas, a criança autista que assistiu aos assassinatos, está a brincar com plasticina, quando Carmen pisa inadvertidamente essa substância e lá fica marcado o número do sapato dela: “37”. Lucas faz desenhos do sucedido, que consistem em várias riscas formando a imagem da sola de um sapato com o número “37”no centro. Helena, que já desconfiava de Carmen, depois de ver os desenhos do menino e de verificar o número do calçado da serial killer, confronta-a com os factos e a psicopata, depois de tentar matar a protagonista, é presa.
          A personagem Carmen é desempenhada por Cucha Carvalheiro.