John Kramer

Filme/série de televisão: SAW

Sinopse do produto de ficção: Uma onda de crimes extremamente bárbaros abala toda a região dos EUA. Os crimes têm toda uma estrutura plausível: com um ar de jogo, os “participantes” vêem-se envolvidos em vários “desafios sangrentos”, todos eles com a possibilidade de libertação, caso os “participantes” estejam dispostos a sacrificar os seus corpos para continuarem vivos. Tudo isto gira à volta da força de viver que cada um de nós tem. Caso as vítimas não superem os desafios, são sordidamente assassinadas.
          A par disto, a polícia investiga o assassino e tenta prendê-lo. Não obstante, a mente barbaramente inteligente de John Kramer, também chamado de Jigsaw (puzzle), uma vez que peças de puzzle são deixadas nos corpos das vítimas, é mais sagaz que a da autoridade e de qualquer outra.

História do psicopata: John Kramer é um civil aparentemente normal, sendo casado e tendo a profissão de engenheiro. No entanto, quando lhe é diagnosticado um tumor no cérebro, a vida deste homem pacato muda completamente.
          Sentindo-se a morrer aos poucos, e depois de ter tentado o suicídio, John decide agarrar-se à vida e respeitá-la assoberbadamente, ao ponto de condenar aqueles que não aproveitam e que desrespeitam a vida. Assim sendo, depois de escolher as vítimas que “não sabem viver”, John Kramer/Jigsaw, coloca-as entre a espada e a parede. Dá-lhes a última oportunidade de se agarrarem à vida e de a respeitarem por completo, caso contrário dá-lhes aquilo que, no seu entender, merecem: a morte.

Razões/modo de actuar: Jigsaw apenas escolhe como vítimas as pessoas que, alegadamente, não sabem aproveitar a vida. Depois de, com a ajuda de cúmplices, atacar as vítimas e de as colocar inconscientes, coloca-as em salas dos seus esconderijos perante “jogos mortais”. Todos os jogos são distintos uns dos outros, mas todos envolvem sacrifício mental e, sobretudo, físico. Muitos dos “escolhidos” (a grande maioria) não aguentam a dor insuportável dos instrumentos malévolos e acabam por morrer.
          Quando os “participantes” acordam e se vêem num local desconhecido, sem saber o que fazer, geralmente John Kramer comunica com elas através de um televisor. Na imagem apenas se vê um boneco sujo e assustador, enquanto se ouve a voz de John.
          Quando as vítimas morrem, são-lhes colocadas nos seus corpos peças de puzzle.

Curiosidades: Enquanto os jogos sangrentos decorrem, Jigsaw encontra-se a observar as vítimas através de câmaras de vigilância ou através de pequenos orifícios estrategicamente colocados. É devido a este facto que a série de filmes que contam os crimes de John Kramer se chama SAW (visto).