Max Cady

Título do filme: O Cabo do Medo (Cape Fear)

Sinopse do produto de ficção: O filme trata a história de um violador que procura vingar-se do seu advogado de defesa pois este ocultou informações importantes no caso, fazendo com que Max Cady (violador) fosse parar atrás das grades. Passados 14 anos, Max Cady sai da prisão e promete vingar-se do seu antigo advogado perseguindo a sua mulher e a sua filha.

História do psicopata: De acordo com o filme, Max Cady é um criminoso que foi preso por acusação de violação a uma rapariga. Enquanto estava a ser defendido no tribunal, o seu advogado acabou por ocultar provas relevantes para o caso que permitiriam que Cady não fosse preso. Chocado com o crime cometido por Cady, Samuel Bowden (advogado) opta por ocultar as provas e Max Cady é condenado a 14 anos de prisão. Enquanto se encontra na prisão, Max Cady dedicou-se sobretudo a um treino físico intensivo e a um interesse enorme pela leitura, permitindo-lhe ler livros de direito e perceber que tinha sido enganado pelo seu advogado. Quando a sua mulher foge com a sua filha, Max Cady jura que se irá vingar pelo que o seu advogado lhe fez. Passados 14 anos de prisão, Max prepara-se para se vingar de Samuel Bowden e começa a persegui-lo a ele e à sua família. Durante esta fase de tensão, o cão dos Bowden é misteriosamente envenenado e uma colega de Samuel (que sente uma atracção por ele) é seduzida por Max Cady e acaba por ser violada e mordida na bochecha de uma forma selvagem. Ela acaba por não o denunciar, pois se ela o fizesse a sua carreira como advogada seria prejudicada pois ela encontrava-se a beber num bar com um desconhecido. Max consegue depois seduzir a própria filha de Samuel Bowden (Danielle), fazendo-se passar inicialmente por professor de teatro. Vendo a situação a piorar, Samuel decide contratar 3 homens para agredir Max Cady. No entanto, o psicopata acaba por levar a melhor, optando, depois, por processar Samuel. Max Cady consegue finalmente entrar na casa dos Bowden e mata a empregada da casa e o investigador privado de Samuel. Apercebendo-se do perigo, Samuel decide fugir do estado com a sua família, mas Cady acaba por persegui-los. Max Cady ataca a família no barco em que eles estavam a pensar fugir e agride Samuel e tenta abusar da sua mulher e da sua filha. Max Cady acaba no fim do filme por morrer afogado com um pé preso por algemas no bloco de madeira a afundar-se.

Razões/modo de actuar: Max Cady é um indivíduo extremamente inteligente e sabe utilizar o medo e desconfiança sobre os outros. O principal objectivo dele é fazer com que Samuel Bowden aprenda o significado de perda e por isso ele tenta atacar as pessoas mais próximas na sua vida, como a sua mulher, a sua filha e a sua colega de trabalho. Para além de ser dotado de uma grande inteligência, ele é também extremamente forte fisicamente devido ao treino intensivo que teve enquanto estava na prisão. O seu desejo de vingança só viria a terminar após a sua morte.

Curiosidades: Max Cady foi qualificado em 28º lugar no top 50 de maiores vilões em filmes de todos os tempos pelo American Film Institute. A representação de Max Cady por parte do actor Robert De Niro foi inspirada no wrestler Waylon Mercy (Dan Spivey).